Capacitação e
Orientações Técnicas

Por que apoiar a preparação dos CRAS em situações de Calamidades e Emergência no atual contexto de pandemia da COVID-19?

Essa publicação é destinada a gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com o objetivo de subsidiar a atuação dos CRAS nas Emergências. A produção é fruto de uma parceria entre o UNICEF e o Colegiado Nacional de Gestores – CONGEMAS, em reconhecimento ao papel desempenhado pelo SUAS que tem presença em 5770 municípios brasileiros com uma ampla rede de serviços socioassistenciais organizados em níveis de proteção social básica e especial, e que operam as seguranças socioassistenciais com provisões de serviços e benefícios. A finalidade desta iniciativa é apresentar indicativos essenciais para a organização da proteção social básica integrada à proteção especial, sob a coordenação da gestão, bem como para a atuação intersetorial, nos territórios mais vulneráveis e afetados em situações de calamidade e emergência.

Diretrizes e Orientações Gerais para a preparação dos Centros de Referência de Assistência Social/CRAS em contextos de Calamidades e Emergências
DOWNLOAD
Contribuições para a adaptação e o aprimoramento dos serviços de proteção social básica do SUAS no contexto de calamidade, emergência e pandemia da COVID-19”.
DOWNLOAD

Por que contribuir com serviços
de proteção social básica do SUAS no
contexto de calamidade, emergência e
pandemia daCOVID-19?

Os impactos das situações de calamidade e emergência, e particularmente da pandemia da COVID-19, trazem inúmeros desafios ao Brasil. A crise e mudanças no cotidiano têm agravado as vulnerabilidades presentes no convívio das famílias mais pobres, expondo diferentes ciclos de vida ao risco social e pessoal e às violações de direitos. Torna-se urgente a união de esforços para mitigar os riscos e impactos da crise pandêmica na vida da população, especialmente em grupos mais vulneráveis. O campo da Proteção Social tem sido impulsionado no desenvolvimento de ações imediatas e articuladas entre as políticas públicas para que famílias acessem seus direitos. A produção tem como objetivo contribuir no aprimoramento dos serviços socioassistenciais que compõem a rede de Proteção Social Básica do SUAS no que tange a adaptação necessária para atender famílias impactadas pelas situações de calamidade, emergência e pela pandemia da COVID-19.